Foto: Miguel Monte (Prefeitura de Jaguari /divulgação)
Empresário Adriano Luci (à esquerda) durante visita ao prefeito de Jaguari, Beto Turchiello, na sexta-feira
A oportunidade para jovens da região do Vale do Jaguari estudar e até trabalhar na Itália ganhou um impulso com a visita, na sexta-feira, do empresário italiano Adriano Luci à cidade. Presidente do Ente Friuli nel Mondo e proprietário do Grupo Luci, que reúne cinco empresas de segmentos da construção e biotecnologia, entre elas a Gesteco, Lablotest, Lod e Logis, Luci foi a Jaguari para a reativação do Circolo Friulano, associação criada em 1997 com o nome de Fogolar Friulano Fontana Freda.
Durante a visita, articulada pelo Circolo Friulano de Jaguari e pela Associação Cultural Italiana do Vale do Jaguari, o empresário visitou a prefeitura e ainda fez uma palestra para estudantes do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus de São Vicente do Sul, na noite de sexta-feira.
Projeto da prefeitura transforma matéria orgânica em adubo em Jaguari
Segundo o presidente da Associação Cultural Italiana do Vale do Jaguari, Luciano Gastaldo, embora o motivo principal da visita tenha sido a reativação do Circolo, Luci tratou do fortalecimento do intercâmbio cultural e educacional e histórico por meio do qual jovens estudantes de Jaguari têm tido a chance de conhecer a Itália.
Gastaldo destacou a palestra feita em São Vicente do Sul, em que o empresário falou sobre a experiência das empresas italianas no processo de globalização.
- Ele falou muito na questão da sustentabilidade. Na China, que cresce 8% ao ano, há cidades em que as pessoas não vêm o sol devido à poluição. Então, ele destacou a importância de não poluir o ambiente - ressalta Gastaldo.
São Gabriel terá cursos a distância gratuitos a partir de 2019
A reativação do Circolo Friulano do Vale do Jaguari, um dos 161 existentes no mundo, contou com a ajuda da Associação Italiana de Santa Maria, por meio de seu presidente, José Zanella. Em Jaguari, a entidade é presidida por Juliana Della Flora.
SONDAGEM
No encontro com o prefeito de Jaguari, Beto Turchiello (MDB), na tarde de sexta-feira, o empresário reafirmou a importância dos intercâmbios que possibilitam viagens de estudos para alunos do Instituto Federal Farroupilha, principalmente nas regiões de Veneto e Friuli-Veneza.
Da mesma forma, comitivas de estudantes italianos também são recebidas em Jaguari.
Turchiello destaca que o intercâmbio cultural, educacional e histórico proporciona o resgate das origens de Jaguari, que tem sua população formada por descendentes de italianos.
Quanto à possibilidade de o empresário investir em Jaguari, não há nada de concreto, mas a possibilidade existe.
Escola que esteve prestes a fechar é finalista de prêmio de educação
- O principal motivo da visita foi o intercâmbio, mas ele é um grande empreendedor e está fazendo uma análise. Ele gostou muito da nossa região, mas não tem nada em termos de empreendimento - diz o prefeito.
- De concreto, com ele, deixamos abertas possibilidades de intercâmbio cultural com Friuli, nas empresas, de cursos de empreendendorismo. Não chegamos a tratar a possibilidade de investimentos - ressalta Gastaldo,