Intercâmbio

Jovens de Jaguari têm oportunidade de fazer intercâmbio na Itália

José Mauro Batista

 Foto: Miguel Monte (Prefeitura de Jaguari /divulgação)
 Empresário Adriano Luci (à esquerda) durante visita ao prefeito de Jaguari, Beto Turchiello, na sexta-feira

A oportunidade para jovens da região do Vale do Jaguari estudar e até trabalhar na Itália ganhou um impulso com a visita, na sexta-feira, do empresário italiano Adriano Luci à cidade. Presidente do Ente Friuli nel Mondo e proprietário do Grupo Luci, que reúne cinco empresas de segmentos da construção e biotecnologia, entre elas a Gesteco, Lablotest, Lod e Logis, Luci foi a Jaguari para a reativação do Circolo Friulano, associação criada em 1997 com o nome de Fogolar Friulano Fontana Freda.

Durante a visita, articulada pelo Circolo Friulano de Jaguari e pela Associação Cultural Italiana do Vale do Jaguari, o empresário visitou a prefeitura e ainda fez uma palestra para estudantes do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus de São Vicente do Sul, na noite de sexta-feira.

Projeto da prefeitura transforma matéria orgânica em adubo em Jaguari

Segundo o presidente da Associação Cultural Italiana do Vale do Jaguari, Luciano Gastaldo, embora o motivo principal da visita tenha sido a reativação do Circolo, Luci tratou do fortalecimento do intercâmbio cultural e educacional e histórico por meio do qual jovens estudantes de Jaguari têm tido a chance de conhecer a Itália.

Gastaldo destacou a palestra feita em São Vicente do Sul, em que o empresário falou sobre a experiência das empresas italianas no processo de globalização.

- Ele falou muito na questão da sustentabilidade. Na China, que cresce 8% ao ano, há cidades em que as pessoas não vêm o sol devido à poluição. Então, ele destacou a importância de não poluir o ambiente - ressalta Gastaldo.

São Gabriel terá cursos a distância gratuitos a partir de 2019

A reativação do Circolo Friulano do Vale do Jaguari, um dos 161 existentes no mundo, contou com a ajuda da Associação Italiana de Santa Maria, por meio de seu presidente, José Zanella. Em Jaguari, a entidade é presidida por Juliana Della Flora.

SONDAGEM
No encontro com o prefeito de Jaguari, Beto Turchiello (MDB), na tarde de sexta-feira, o empresário reafirmou a importância dos intercâmbios que possibilitam viagens de estudos para alunos do Instituto Federal Farroupilha, principalmente nas regiões de Veneto e Friuli-Veneza.

Da mesma forma, comitivas de estudantes italianos também são recebidas em Jaguari.

Turchiello destaca que o intercâmbio cultural, educacional e histórico proporciona o resgate das origens de Jaguari, que tem sua população formada por descendentes de italianos.

Quanto à possibilidade de o empresário investir em Jaguari, não há nada de concreto, mas a possibilidade existe.

Escola que esteve prestes a fechar é finalista de prêmio de educação

- O principal motivo da visita foi o intercâmbio, mas ele é um grande empreendedor e está fazendo uma análise. Ele gostou muito da nossa região, mas não tem nada em termos de empreendimento - diz o prefeito.

- De concreto, com ele, deixamos abertas possibilidades de intercâmbio cultural com Friuli, nas empresas, de cursos de empreendendorismo. Não chegamos a tratar a possibilidade de investimentos - ressalta Gastaldo, 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jaguari lança licitação para realização do Carnaval de rua 2019 Anterior

Jaguari lança licitação para realização do Carnaval de rua 2019

Projeto da prefeitura transforma matéria orgânica em adubo em Jaguari Próximo

Projeto da prefeitura transforma matéria orgânica em adubo em Jaguari

jaguari